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O Futuro das lojas de plantas

quarta, 10 de abril de 2019

Foi-se o tempo em que se entrava em uma loja de plantas apenas para comprar um vaso de flores e pronto. A exemplo de outros segmentos, como alimentação, cuidados pessoais e pets, as lojas verdes se transformaram em espaços de convivência, onde é possível desfrutar um café, assistir a uma palestra, ler um livro ou simplesmente relaxar em meio à loucura cotidiana.

E, claro, levar para casa produtos que lembrem esse momento especial. Mais do que flores, mudas e plantas ornamentais, o que está a venda ali é bem-­estar. “Esse tipo de negócio segue a tendência mundial de oferecer experiência durante o ato da compra”, afirma o consultor Marcos Hirai, sócio-diretor da consultoria GS&BGH. “Hoje em dia, é possível comprar qualquer coisa na internet, inclusive plantas e flores. Quem se desloca até a loja quer mais.”

 

Nesses empreendimentos, que ganharam importância no último ano, a sofisticação não fica limitada ao ambiente, mas se reflete nos produtos.

Além de oferecer opções botânicas mais modernas, como os terrários — espécies de jardim em miniatura dentro de vasos ou frascos de vidro —, os espaços verdes contam com funcionários especializados, capazes de atender um público mais bem informado, que já chega à loja munido de dados sobre as plantas e os jardins que quer cultivar. “Para quem quer abrir uma loja de plantas hoje, capacitação é fundamental”, diz Hirai.

Outro cuidado importante é conhecer bem o público da região ou cidade, para criar o melhor mix de serviços.

Como se trata de um grupo de negócios ocupando o mesmo espaço, os especialistas recomendam tratar cada braço de maneira independente. “É preciso fazer um plano para cada um dos empreendimentos — loja, cafeteria, eventos. Depois, será necessário calcular qual impacto um negócio terá sobre o outro”, diz Diego Smorigo, consultor de negócios do Sebrae-SP.

 

COMO FAZER SEU NEGÓCIO FLORESCER

Diversifique para o mesmo público
Manter dois ou mais negócios em um só espaço tem seus riscos. “Se você abrir uma casa de chás e um estúdio de tatuagem, por exemplo, o risco de um dos dois naufragar é grande”, diz Smorigo, do Sebrae-SP. Todos os serviços têm de atender o mesmo tipo de público.

Padronize o atendimento
Não adianta ter baristas premiados tirando o café se seus clientes forem mal atendidos na hora de comprar plantas. Avalie se é melhor ter equipes individuais para cada negócio ou se vale a pena treinar o mesmo time para que ele atue com excelência em todos os braços.

Elabore planos diferentes
Por mais que endereço, nome, marca e time sejam os mesmos, você terá dois ou mais negócios funcionando ao mesmo tempo, o que exige estratégias distintas. É aconselhável fazer um plano para cada um e decidir futuramente se a combinação está mesmo rendendo frutos.

Não espere retornos idênticos
Quando se tem dois ou mais negócios funcionando juntos, é natural que o resultado financeiro de um seja melhor do que o do outro. Isso não significa que aquele que rende menos não seja importante. A loja de plantas pode ser o chamariz para a sua cafeteria, ou então vice-versa.

Um negócio não atrapalha o outro
Plantas são produtos sensíveis. Por isso, não é uma boa ideia ter uma cozinha de onde saiam itens quentes, como bolos, muito perto dos vasos. Ao mesmo tempo, uma cafeteria exige certa circulação dos clientes e funcionários. Leve esses detalhes em conta ao projetar o negócio.

Texto retirado da pesquisa da Pequenas Empresas Grandes Negócio.

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